segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
- Pessoas famosas vão morrer
- Obama vai ser tornar presidente dos E.U.A
- Presidente Mula fará declarações um tanto quanto "toscas"
- Alguém vai criar polêmica no Carnaval
- Tempo seco do meio do ano vai deixar meu nariz sangrando e os beiços trincados
- Haverá muitas explosões, acidentes, terremotos, enchentes e guerras pelo mundo
- Hollywood vai lançar outro filme de super-herói
- O Vila Nova não vai subir
- O Goiás não vai ganhar o campeonato brasileiro
- Políticos vão aprontar mais uma em Brasília
- No final de 2009, muita gente vai fazer previsões para 2010

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008


segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Errei em não ter comentado acerca do Atlético-GO. Parabéns à torcida atleticana pelo acesso à série B. Foi o melhor time goiano na temporada 2008.
Tudo que tenho a declarar que o Atlético é a fênix ( ou seria o dragão?). O outrora time de glórias imergiu no poço da decadência e, de repente, voltou a ser competitivo. Para começar, o Atlético nunca foi um time de série C e o título foi mais do que obrigação. É o bom o Vila Nova se cuidar, senão o espaço dele será ocupado.
Mas considerações têm que serem feitas. O Atlético não está tão sólido tal qual o Goiás ( embora esteja neste caminho ) e ainda padece do mal de ser refém de boleiros que nem o Vila. Exemplo, o não acesso do Atlético na temporada de 2007. Possuia um time para ganhar o título naquela ocasião e, subitamente, falhou.
Só o tempo irá dizer se o Atlético veio mesmo para ficar ou se tudo isso não passa de um momento e que terá o mesmo destino de seu antigo arqui-rival o Goiânia.

Infelizmente estava certo. O Vila Nova não subiu. E o pior, desconfio se um dia terá condições de subir algum dia e arrisco a dizer que pode cair para a série C.
Tenho que corroborar o que expus em um texto anterior. Houve preparação, reforços, gastos, um técnico competente e especialista em subir clubes, etc. mas, concluo, a realidade pesa contra o Vila. Ele não tem estrutura para ser time de série A, não é um time sólido. Se tivesse subido, correria o sério risco de virar um time saco de pancada, mãe de pontos, enfim, um Ipatinga.
O Vila Nova tem que tem que se conscientizar que precisa fortalecer-se internamente, ter uma formação de atletas mais sólida, ser um clube mercador e não comprador de refugos e possuir uma boa política de marketing. O tigrão é refém de boleiros ( muitos deles simplesmente ruim de doer) que não têm amor à camisa e que fazem corpo mole ao menor descontentamento. O ciclo vai continuar. O Vila vai passar por muitos perrengues nas próximas temporadas até pagar as dívidas e equilibrar as contas. Depois vai viver momentos de euforia, ter um bom desempenho que falha no final( por não ter recurso suficiente para pagar a empreitada até o fim) para depois afogar em dívidas e viver péssimos momentos de novo. Os torcedores vilanovenses merecem mais respeito e menos sofrimento.

Se eu acertei bem com o Vila, errei feio em relação ao Goiás. Mas realmente eu tinha uma certa razão. Tudo conspirava contra. A temporada de 2007 e o campeonato goiando deste ano haviam sido péssimos e parecia que nada ia melhorar. O Goiás não só recuperou a tempo como foi o melhor time do returno e alguns momentos disputou a vaga para a Libertadores. Pelo menos garantiu vaga para a Sul-Americana. Também nem tanto, o torcedor esmeraldino não precisa comemorar como título conforme afirmei em um texto anterior, mas a campanha foi digna de consideração.
Basicamente, o Goiás fez o que deveria ser feito conforme eu sugeri aqui: base sólida, reforços e alguma renovação. Mas com certeza a grande explicação chama-se Hélio dos Anjos. Técnico do Goiás mais de 500 vezes, é convocado sempre que o time está com a corda no pescoço e geralmente a sinergia dele com o grupo de jogadores do clube goiano dá certo e aufere resultados.
Talvez o fato de o Goiás ser um clube sólido ajude-o a se manter na série A e não ser tão refém de boleiros. Mas o time esmeraldino podia render mais e arrisco dizer que poderia brigar por títulos. Não é porque o status atual seja favorável que os defeitos têm de ser ignorados. Parece que há conflitos internos e políticos na diretoria que extrapolam para dentro de campo, uma cultura fechada que não aceita outro ponto de vista, uma renovação ainda a desejar e um planejamento inexistente. Enfim, ao contrário do Vila, o Goiás é um clube imprevisível.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
A novela Caminhos do Coração ciente da popularidade de Hiro Nakamura e sempre pronto para copiar, apresentará Seiti, o homem (!?) múltiplo. Copia por cópia, o poder dele é a auto-cópia. Ele é capaz de trabalhar, investir na bolsa e filmar a F-1 e muito mais, tudo ao mesmo tempo!
